Como escolher o canto alemão ideal para os eu espaço?

Existem diversos modelos de canto alemão e acabamentos de canto alemão.


Mas vejo um modelo específico que está sendo muito utilizado aqui em São Paulo. O de MDF.

Fotos de modelos de canto alemão em MDF

Eu recebo vários pedidos de clientes para estofar esses bancos em L. E acabei me deparando com algumas questões, que dificultam, mas não impedem, a realização desse trabalho. E eu gostaria de compartilhar essas experiências e assim ajudá-los para que vocês não passem pelas mesmas situações. Vamos lá!

1 - Altura do Assento

Caso tenha a intenção de colocar uma almofada de assento no banco, defina antes da fabricação da estrutura a espessura da espuma.

Exemplo de medidas da base do canto alemão e almofadas

(Foto 1)

A altura padrão de cadeiras e bancos de jantar é de 45 a 50cm, eu gosto de 50cm. Considere uma almofada de pelo menos 7cm, e desconte essa medida dos 50cm de altura total. A altura do banco sem a almofada deve ser de 43cm. Se passar disso vai ficar desconfortável, principalmente para pessoas mais altas. Já que a altura padrão de uma mesa de jantar é de 72cm.

2 - Bancos com Baú e Encosto Estofados

Muitos desses bancos são baús e geralmente são fabricados assim:

Canto alemão padrão

Do jeito que está funciona, porém você quer um encosto estofado e não previu antes de solicitar a fabricação. E agora? Tem solução! Mas primeiro vamos falar sobre a forma correta de fabricar esse banco considerando o encosto estofado.

Opção 1: faça o canto alemão com um canto morto.

canto alemão com canto morto

(Foto 2)

Dessa maneira não haverá atrito entre o tampo e o encosto, já que ambos os tampos estarão distantes do encosto lateral.

Opção 2: Afaste o tampo do encosto estofado.

canto alemão com faixa

(Foto 3)

Faça uma tira de madeira na espessura da espuma do encosto lateral e acrescente 1 cm de folga. Coloque um calço para parafusar o articulador do baú na mesma espessura da tira.

Como ajustar um canto alemão que não foi preparado para receber o estofado?

Basta remover o tampo, cortar, eliminando a medida da espuma do encosto + 1 cm de folga. Dê o acabamento na lateral, e aplique o calço para fazer a nova furação do articulador. (ver foto 3)

Qual a melhor solução para estofar bancos em L em MDF?

Eu não vejo necessidade em fabricar o encosto em mdf se você tem intenção de jogar um estofado por cima dele, a menos que queira deixar a madeira aparente, caso contrário a tapeçaria fabricará um encosto completamente estofado que será fixado diretamente na parede.

Tanto esse modelo com faixas na espessura do encosto, quanto o modelo com canto morto e as faixas, são boas opções de bases com baú.

canto alemão com faixas

Assim temos liberdade para optar se o encosto começará por trás da almofada do assento ou será encaixado por cima e não será necessário remover a almofada do assento para abrir o tampo do baú.

Gostaram das dicas? Já passou por alguma dessas situações? Caso tenha passado por algo parecido como fez para solucionar? E se passou por algo diferente como resolveu? Gostaríamos muito de saber como superou esse desafio ou então ajudar a encontrar alternativas.

883 views0 comments