top of page

Assine a Nossa Newsletter

Inscreva-se e receba nossas novidades e promoções!

Obrigada!

Como escolher o canto alemão ideal para os eu espaço?

Updated: Dec 23, 2022

Existe uma infinidade de opções de acabamento, modelo, materiais e todo tipo de detalhe que pode deixar o seu canto alemão com a sua cara e do jeitinho que sempre sonhou. Neste post daremos dicas de como escolher o canto alemão ideal para a sua sala de jantar ou varanda gourmet.

Banco estofado, com acabamento em placas. Base de assento de banco em mdf na cor branca.

Dicas técnicas para acertar no seu projeto e evitar contratempos e ajustes do seu canto alemão após a finalização.


Com as medidas, modelo e acabamento de tecido definido, chega a hora de buscar um profissional para executar o seu projeto técnico e produzir o banco. Muita calma nessa hora, é importante observar alguns itens antes de liberar a fabricação do canto alemão:

  • Altura do encosto;

  • Altura final de assento;

  • Como escolher a medida de acordo com a mesa;

  • Se haverá inclinação na base para recuo dos pés;

  • Encosto curvo, observações importantes;

  • Três módulos ou apenas dois e suas implicações dessa escolha;

  • Recortes na base para encaixe de rodapé;

  • Baú, gaveta ou sapateira;

  • Cuidados para melhor abertura de baú;

  • Materiais recomendados;

  • Escolha de acabamento;

  • Escolha de pés e resistência;

Altura do assento, qual a medida ideal para o seu canto alemão?


Parece simples no entanto é muito comum encontrar cenários onde a marcenaria não considerou a tapeçaria fazendo com que a altura final do banco fique fora do padrão para mesa de jantar o que gera muitas dores de cabeça para realizar esse ajuste.

Como definir a altura do assento de um canto alemão?

Quando a marcenaria fica responsável apenas pela fabricação da estrutura do banco é bastante comum encontrar algumas divergências nas medidas e acabamentos importantes do canto alemão. Por isso se faz necessário pesquisar os detalhes técnicos para evitar esses transtornos. Afinal depois de pronto, é muito mais trabalhoso realizar qualquer ajuste. Já nos deparamos com clientes que se renderem e decidiram não alterar, ficando com a o banco estofado mesmo com as medidas fora dos padrões ergonômicos. Decidem assim para evitar que se prolongue a finalização da obra. Visto que já passaram meses na expectativa de finalmente entrarem em seu novo lar depois de todo o investimento financeiro e de energia.


A boa notícia é que é muito simples evitar esses desgastes. A regra é uma só e você pode conferir medindo a altura do assento da sua cadeira de jantar.


Por padrão a altura de uma cadeira de jantar salvo exceções é de 47 cm. Dá uma conferida na sua cadeira. Bateu com a nossa informação? Deixe nos comentários a medida da sua cadeira.





Sendo assim a sua marcenaria precisa descontar a altura da espuma, ou seja, a altura do assento estofado do seu canto alemão. Nós da Semplicità utilizamos por padrão uma altura de espuma de assento de 8cm, sendo assim a marcenaria deve fabricar um banco com 39cm finalizado com os pés se houver. Assim a altura final do banco de mdf e a espuma será de 47cm. Não é simples?


Com certeza é bem mais simples do que desmontar a estrutura do seu banco e realizar o recorte dessa diferença. Geralmente esse ajuste é feito in loco, então imagina a sujeira e as horas de trabalho que serão executadas na sua residência? Melhor não imaginar, não é mesmo?


Como definir a altura do encosto do seu canto alemão?


Aqui também não tem muito segredo depois que você tem a informação em mãos. E nós vamos te dar agora mesmo!

Como definir a altura do encosto do seu canto alemão?

A altura total do banco considerando a base do assento e o encosto se mantém entre 85 e 100cm, ou seja do chão ao topo do encosto essas são as medidas utilizadas. Seguimos esse padrão há mais de 5 anos aqui na empresa e tem se mostrado muito funcional.


Muitos clientes optam pelo meio termo, então 90cm é a medida mais utilizada em nossos projetos. Sendo assim se a altura final do encosto é de 90cm e a do assento 47cm, a medida do encosto é de 43cm. Então do topo do assento até o topo do encosto temos 43cm de altura. Ilustramos na imagem acima.


Fica muito mais fácil determinar a altura do encosto do canto alemão sabendo qual é a altura do assento. Você pode fazer o teste e sentir o que fica mais confortável para você usando a trena e medindo aí mesmo na sua casa.


Já tem uma mesa e quer saber como escolher a medida adequada do seu canto alemão?


Confira logo abaixo como definir o tamanho do seu banco.

Como definir a medida do seu canto alemão de acordo com a mesa que você tem?

No exemplo da imagem acima temos uma mesa com 180x90cm. Para definir o tamanho do banco basta somar a largura da mesa com a profundidade do canto alemão. Na imagem podemos ver que a profundidade do banco é de 50cm, essa medida é bastante utilizada aqui na Tapeçaria Semplicitá. Dessa forma o banco seria projetado com a medida de 230x140cm. Como chegamos nessa resultado? É bem simples, somando 180 + 50 que é igual a 230cm, e 90 + 50 que é igual a 140cm. Essa medida será ajustada de acordo com a profundidade do seu banco que será definida baseada no espaço que você tem a disposição, mas por padrão utilizamos 50 cm de profundidade.

Base reta ou chanfrada? Qual é a melhor solução?


Prefere os pés inclinados para trás ou para frente? Essa informação determina o acabamento da base do seu banco. Confira a melhor opção logo abaixo.

Canto alemão como base chanfrada ou reta? Qual é a melhor solução?

Para ser bem sincera no geral produzimos mais bases retas. Alguns clientes fazem questão de chanfrar com o argumento de evitar que os pés encostem na base e danifiquem com mais facilidade o mdf ou o tecido e por entenderem que proporciona maior conforto. Por prática de uso, concordo com essa afirmação. Temos uma tendencia de posicionar os pés abaixo da coxa, mantendo uma posição diagonal dobrando os joelhos. Com a base reta temos que manter os pés esticados ou a frente dos joelhos.

Melhor um canto alemão com a base chanfrada ou reta?

As duas alternativas funcionam muito bem. Qual é a sua preferência? Deixe seu comentário, adoraríamos saber qual opção gosta mais.


Encosto curvo ou reto? Qual a melhor opção?

As duas alternativas tem uma estética interessante. Logo abaixo vamos especificar o que as diferenciam.

Encosto curvo para o seu canto alemão? Como fazer da melhor forma?

Algumas pessoas tem preferência por um encosto arredondado e não reto. Esse acabamento não altera a quantidade de assentos disponíveis nem tão pouco o conforto, é mais uma questão estética, porém é importante observar alguns pontos importantes.

É possível fabricar de acordo com a imagem acima. Com essa composição com três módulos geralmente é mais fácil de entrar no local, principalmente se é apartamento.


A maioria dos elevadores tem uma medida de 210x140cm, então se você mora em um andar alto é importante se atentar neste detalhe. Quando optar por um encosto único sem a divisão de três módulos verifique a medida total das duas larguras do banco para se certificar de que entrará no seu elevador.


Recortes na base para encaixe de rodapé


Existe um detalhe bastante importante a ser considerado. Esse detalhe é o recorte de rodapé. Você pode optar por não colocar rodapé no local onde será instalado o banco ou solicitar um recorte para que a base de mdf do banco se encaixe ao seu rodapé mantenho o banco rente a parede.

Recorte de rodapé do canto alemão

A imagem acima ilustra bem o recorte feito na base em MDF para manter o banco rente a parede.


Quando esse detalhe não é considerado o acabamento fica comprometido. Podendo existir um vão entre a parede e o encosto do canto alemão.

Canto alemão sem recorte de rodapé

Consegue perceber o vão existente entre o banco e a parede na imagem acima? Esse foi um projeto não articulado para os detalhes técnicos do ambiente.


Baú, gaveta ou sapateira, qual a melhor solução para o seu canto alemão?


Logo abaixo você pode conferir as opções de armazenamento que o seu banco comporta. Escreva nos comentários qual a melhor solução para o seu espaço!

Canto alemão com armazenamento em gavetas

Canto Alemão c/ Gavetas


Na imagem acima você pode verificar um banco com armazenamento em gavetas. É uma solução prática e exclusiva para área externa.


Canto Alemão c/ Baú

Canto alemão com armazenamento em baú

Também temos a opção com baú que pode ser uma solução prática na ausência de espaço na sua residência. No entanto caso tenha espaço em abundancia para guardar seus pertences não recomendamos a criação de mais um armazenamento visto que será útil apenas para aumentar a quantidade de objetos armazenados.


Canto alemão com sapateira

Uma solução prática e eficaz para os amantes de uma casa limpa. Onde deixamos as energias e resíduos da rua na rua.


Cuidados para melhor abertura de baú;

Qual será a fixação do seu banco? Tem preferência por um banco único com assento e encosto fixado em uma única peça ou é possível utilizar módulos? Qual a sua preferência?

22,489 views0 comments

Comments


Sobre nós

A Semplicità foi criada com o objetivo de entregar um serviço de qualidade e produtos exclusivos, artesanais e sob medida. 

  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest
  • LinkedIn
external-file_edited.jpg
bottom of page