top of page

Como escolher a luminária ideal para um ambiente

A gente sabe que a luminária que você escolhe para decorar algum cômodo da sua casa pode fazer toda diferença no ambiente, não é mesmo? Isso porque a iluminação tem o poder de alterar toda nossa percepção da decoração e, por isso, é um processo que exige bastante atenção na hora das decisões.


Existem algumas etapas e passos a serem considerados quando você vai escolher a luminária ideal para o seu ambiente desejado. Primeiramente, é preciso conhecer os formatos possíveis para esse item e como cada um deles pode trazer um senso de aconchego para o cômodo. Que tal ver os modelos mais usados?


Luminárias de teto

É a primeira alternativa que pensamos, não é? Nessa categoria, encontramos uma enorme variedade de modelos que podem ser utilizados para uma iluminação central, secundária, etc. Temos as luminárias embutidas, plafons, lustres e pendentes. Cada um desses tipos confere um ar diferente ao ambiente, seja de iluminação mais direta e aberta, quanto mais direcionadas e fechadas.


Luminárias de parede

São as arandelas e balizadores. Geralmente, apresentam uma função mais decorativa, e podem dar um charme único no ambiente. Não são normalmente usadas como fonte de iluminação central do cômodo, e, enquanto as arandelas são usadas para iluminar pontos fixos e específicos e até áreas externas, os balizadores são iluminações rente ao piso, que normalmente são usadas para indicar um caminho.



Luminárias de piso

Essa é uma forma diferente de você “dar um up” na decoração do ambiente! São opções que trazem uma grande sensação de conforto e aconchego ao ambiente, e podem ser usadas em escritórios, salas de estar, quartos e salas de leitura. Você pode encontrar diversos formatos, designs e alturas.


Luminárias de mesa

São versões reduzidas das luminárias de chão, de certa forma. Podemos usar como exemplo os abajures, que também trazem conforto e iluminação mais amena e direcionada a uma área específica do ambiente. É ideal para escritórios e áreas de leitura, assim como mesinhas de cabeceiras nos quartos.



A decoração pode ser valorizada ou desvalorizada, de acordo com a iluminação que escolhemos. Ela dará destaque aos revestimentos, materiais e peças escolhidas, além, é claro, de garantir o conforto da nossa visão ao enxergar dentro de um ambiente. É bastante responsabilidade para tomar uma decisão, não é mesmo?


Por isso, para escolher a luminária ideal para cada cômodo, você deve levar em conta as funções de cada ambiente. Uma cozinha, por exemplo, precisa de uma iluminação nítida e clara, para que as tarefas possam ser executadas com facilidade.


Já um quarto, pode ter uma iluminação mais amena e indireta, além da luminária central, para momentos relaxantes e de aconchego.


Viu só como é importante considerar esses pontos? Você também deve ficar atento(a) às cores das lâmpadas e tamanho das luminárias, para garantir a harmonia da iluminação com a decoração.


Que tal conferir algumas ideias de iluminações que funcionam perfeitamente com o ambiente?


Gostou desse conteúdo? Então assine nossa newsletter e receba em primeira mão dicas de decoração toda semana direto no seu email! É de graça!

0 views0 comments
bottom of page